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« em: 25 de Julho de 2008, 16:19:55 » |
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Estava aqui a apagar as notas velhas do meu telemóvel e apanhei esta, que vou remover pois já comprei mota há algum tempo, mas para ficar registado, quer para mim no futuro, quer para outros visitantes, aqui fica o registo de algumas dicas a ter em conta quando se vai ver uma mota usada (resultado de pesquisa de muitos meses - mais de 1 ano - que andei a ver sem comprar, lendo revistas e fóruns):
pousa-pés demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente)
ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)
dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
oxidação dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
verificar se motor está frio (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre que possível ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)
saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
ligar motor e verificar: se arranca bem se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição) se tem barulhos metálicos (válvulas) se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo relanti deve ser regular (estas foram todas tiradas de uma revista qualquer no Continente... não a comprei =))
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1 - Escapes: As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior.
2 - Estado do kit de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão.
3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade)
4 - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo).
5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.
6 - Amortecedor: Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores, passando o dedo nas bainhas.
7 - Caixas de direcção: As cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas.
8 - Pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda: Contra-pesos do volante, espelhos e limitador da direcção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda simples com mota parada ou algo mais complicado.
9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.
10 - Pousa-pés: demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota quase parada.
11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)
12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
14 - Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)
15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
16 - Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular.
17 - Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para baixo, pode indicar que foi mexido.
- Nos digitais e especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à centralina do ABS indica os km's reais da mota, pois quem mexe em digitais, esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar.
18 - confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido.
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« Última modificação: 15 de Setembro de 2009, 09:18:30 por Yellow »
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« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2008, 16:22:24 » |
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Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.
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« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2008, 16:31:10 » |
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Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.
De facto n é normal em 4 anos ter esse quilometragem tão baixa mas é perfeitamente normal numa moto, visto que na maior parte dos casos, é um veiculo de "lazer"! Agora imagina, eu ainda tenho um Opel Corsa A de 89 lá por casa que só tem cerca de 80000Km reais porque foi sempre da familia.... isto em 19 anos... Ninguém acredita!
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« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2008, 17:28:29 » |
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Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.
Eu em 6 meses fiz 8500km Realmente. Mas isso foi desculpa. O tipo não queria fazer negócio.
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« Responder #4 em: 04 de Setembro de 2008, 19:00:42 » |
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eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km
O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km
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« Responder #5 em: 05 de Setembro de 2008, 10:01:40 » |
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eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km
A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's Cacau, o teu carro já tem 180 mil ?? O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's.
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« Responder #6 em: 05 de Setembro de 2008, 10:03:03 » |
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eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km
A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's Cacau, o teu carro já tem 180 mil ?? O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's. Focus Power!!!
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« Responder #7 em: 05 de Setembro de 2008, 10:13:35 » |
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Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença. Tambem tens andado bem.
O meu carro é um peugeot 206 Hdi
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« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2008, 10:16:18 » |
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Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença. Tambem tens andado bem.
O meu carro é um peugeot 206 Hdi
è perfeitamente normal nos carros a gasoleo!! O meu é de 2004 e já percorri 150mil
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« Responder #9 em: 05 de Setembro de 2008, 10:29:39 » |
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« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2008, 10:37:08 » |
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Nada disso o que eu queria dizer é que, eu acho que andei muito, mas quando vi os km que tu tens , pensei, bem não ando assim tanto
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« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 10:40:58 por Yellow »
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« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2008, 15:20:40 » |
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Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso!
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« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2008, 15:40:32 » |
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Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso!
No meu caso é por questões profissionais!!!
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« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2008, 16:26:50 » |
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Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra
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« Responder #14 em: 05 de Setembro de 2008, 16:29:01 » |
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Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra A minha está parada à mais de uma semana pelo mesmo motivo mas este fds não escapa!!!
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