Roby
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline
Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221
|
|
« Responder #15 em: 18 de Outubro de 2010, 11:27:25 » |
|
Estou quase a comprar uma ponteira two broters black series em carbono, mas ja me informei e tenho de ficar sem exup, havera maneira de contornar a situação e manter o exup???
|
|
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 17:06:22 por Roby »
|
Registado
|
CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
|
|
|
SnipeR
Administrador
Membro
Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 76
Offline
Sexo:
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --/HI/--
Kms: 16000+ Kms
Ano: 2009
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 1378
|
|
« Responder #16 em: 04 de Novembro de 2010, 10:40:05 » |
|
Penso q não há maneira de o manteres trocando a ponteira...Não me recorde sequer de haver uma ponteira q o mantenha sinceramente...
|
|
|
Registado
|
FZ6-S '05 Silver Storm (06/2008~03/2009) FZ1-S '09 Graphite (03/2009~ )
|
|
|
VMDeus
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline
Sexo:
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221
|
|
« Responder #17 em: 04 de Novembro de 2010, 11:20:23 » |
|
Tinha ideia que a EXUP estava logo a seguir aos colectores. Nem estou a ver uma ligação qualquer à ECU junto à ponteira da FZ1. Trocando a ponteira não será possível afinar a ECU para os novos valores de contrapressão que influenciam a EXUP?
Se calhar o dificil é encontrar quem o saiba fazer...
|
|
|
Registado
|
Cumprimentos
Vasco Deus
|
|
|
Yellow RapelTT
Moderador Global
Membro
Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 107
Offline
Mota: FZ6N
Kms: 70000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 5 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 5060
|
|
« Responder #18 em: 04 de Novembro de 2010, 12:03:46 » |
|
Já percebi onde está o EXUP e que faz parte dos escapes. Mas se não for muito incómodo, alguém me explica o que é EXUP? E para que serve? Obrigado desde já
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Roby
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline
Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221
|
|
« Responder #19 em: 04 de Novembro de 2010, 12:50:59 » |
|
Pois, mas tendo em conta que irei meter a ponteira, queria ver se mantinha a valvula de escape, ainda tenho de investigar melhor, antes de comprar a ponteira. se alguem souber de algo que de uma apitadela.
|
|
|
Registado
|
CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
|
|
|
VMDeus
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline
Sexo:
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221
|
|
« Responder #20 em: 04 de Novembro de 2010, 14:43:32 » |
|
Viva Bruno,
Por poucas palavras e do conhecimento limitado que tenho da EXUP, é uma válvula integrada no escape que regula a contrapressão dentro deste. Isto é, o motor para ter uma saída de gases de escape eficiente não precisa sempre de um caminho completamente desimpedido. Consoante o regime do motor, a saída de gases de escape pecisam de encontrar mais ou menos pressão no seu caminho. Num sistema de escape passivo, ela não varia. Com uma válvula como a EXUP, que no fundo acaba por ser uma borboleta, a pressão pode variar, sendo regulada pela ECU conforme o regime do motor.
A Yamaha foi pioneira na utilização desta válvula, mas existem mais marcas que a usam. Na Yamaha chama-se EXUP mas nas outras marcas tem outro nome.
A primeira mota que me lembro de ver com esta designação "publicitada" nas carenagens foi a FZR 1000 do inicio da década de 90. As inovações eram o quadro deltabox e a válvula EXUP.
|
|
|
Registado
|
Cumprimentos
Vasco Deus
|
|
|
VMDeus
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline
Sexo:
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221
|
|
« Responder #21 em: 04 de Novembro de 2010, 14:54:46 » |
|
Bem, fui procurar e já sei o que quer dizer EXUP. EXhaust Ultimate Power Valve. Aqui têm umas fotos elucidativas:
|
|
|
Registado
|
Cumprimentos
Vasco Deus
|
|
|
Yellow RapelTT
Moderador Global
Membro
Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 107
Offline
Mota: FZ6N
Kms: 70000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 5 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 5060
|
|
« Responder #22 em: 04 de Novembro de 2010, 14:57:31 » |
|
Gracias Vasco. Esclarecido. sim. lembro-me da FZR1000 EXUP. Ainda dei umas voltinhas numa.
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Roby
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline
Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221
|
|
« Responder #23 em: 04 de Novembro de 2010, 18:15:36 » |
|
Alguem daqui meteu escape sem tirar o exup?????????????
|
|
|
Registado
|
CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
|
|
|
VMDeus
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline
Sexo:
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221
|
|
« Responder #24 em: 04 de Novembro de 2010, 19:57:52 » |
|
Desculpa, mas diz-me uma coisa... Se não vais meter o escape completo desde os colectores, não estou a ver como é que vais ficar sem a EXUP.
Falas só em ponteira, certo?
Se a EXUP está na secção do escape logo a seguir aos colectores, como é que ficas sem ela?
A não ser que o motor se embrulhe todo com a ponteira nova por baralhar os valores de actuação da EXUP e tenhas de a tirar, mas não estou a ver isso.
|
|
|
Registado
|
Cumprimentos
Vasco Deus
|
|
|
Roby
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline
Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221
|
|
« Responder #25 em: 05 de Novembro de 2010, 12:05:03 » |
|
Boas, queria meter so ponteira, mas como tu dizes a valvula não esta a saida dos colectores, mas sim, antes de chegar a ponteira. logo se tiro a poneira teria na teoria de tirar a valvula, coisa que não queria, e se calhar não irei fazer. Se alguem quiser comprar uma ponteira two brothers black em carbono que diga algo, que eu tenho uma para vender
|
|
|
Registado
|
CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
|
|
|
VMDeus
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline
Sexo:
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221
|
|
« Responder #26 em: 05 de Novembro de 2010, 15:04:17 » |
|
Ok. Não fazia ideia que a EXUP na FZ1 estava já na parte do tubo que está soldado à ponteira. Nesse caso é mais complicado e irias necessitar de fazer "corte e costura"para a manter. A ideia que tenho é que nas R1 de 2000 a EXUP fica logo a seguir aos colectores e como a FZ1 tem o motor derivado desta, segui a lógica. Aqui fica um tutorial com a remoção da ponteira com EXUP da FZ1.
|
|
|
Registado
|
Cumprimentos
Vasco Deus
|
|
|
Roby
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline
Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221
|
|
« Responder #27 em: 05 de Novembro de 2010, 17:08:47 » |
|
Pois, ai esta o meu problema, sera que sou capaz de fazer corte e costura?????
|
|
|
Registado
|
CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
|
|
|
ALF
Moderador Global
Membro
Prémios: 4 [ver]
Popularidade: 72
Offline
Sexo:
Mota: FZ6 Fazer
Matrícula: --DE--
Kms: 50.000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 528
|
|
« Responder #28 em: 05 de Novembro de 2010, 22:18:48 » |
|
Excelente vídeo, até não é difícil de fazer a modificação Aquele material que ele destruiu e que estava do colector, era o catalisador cerâmico ? Se era, então será difícil mais tarde por tudo de origem, pois o catalisador já foi eliminado de vez
|
|
|
Registado
|
|
|
|
VMDeus
Membro
Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline
Sexo:
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221
|
|
« Responder #29 em: 08 de Novembro de 2010, 15:33:11 » |
|
A parte do catalizador é idiota. Anula completamente a hipotese de voltar a por a mota como estava. A solução que normalmente se emprega consiste num tubo que substitui aquela secção do escape.
|
|
|
Registado
|
Cumprimentos
Vasco Deus
|
|
|
|