Wolfman
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« Responder #45 em: 23 de Maio de 2011, 10:48:17 » |
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Por acaso chega, looll, mas só em situações esporádicas, é que podia ter mais.
Sei que ponta, ela nunca terá em condições, portanto hã que aprimorar o que melhor ela tem, em recuperações e á saída das curvas (entre-rios, ex.) comparando com as 1000cc super-desportivas, falta-lhe um danoninho e quero minimizar esse facto.
Um amigo que já teve a FZ1N, colocou logo a de 16 dentes e disse que notou logo diferenças, não sei se a de 15 será demais.
Daqui a 1700km´s, vai ser troca de óleo e filtro (35mil) e compro também o pinhão de ataque e faço logo tudo, custa 25€, agora estou em dúvida se o de 16 dentes ou o de 15 dentes.
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« Responder #46 em: 23 de Maio de 2011, 16:17:17 » |
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Já tive tentado a fazer essa alteração também na minha FZ6, pois não sou utilizador da velocidade de ponta mas sim das acelerações A única coisa que me fez não alterar, foi o facto de ao fazer viagens com a minha menina saber que se for ex. a 150/160 km/h o motor vai a uma rotação bem superior (embora não saiba ao certo o nr de rpm a mais) sugando um depósito mais rápido. Mas..é tudo uma questão de escolha
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Wolfman
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« Responder #47 em: 23 de Maio de 2011, 20:48:09 » |
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Não será 0,1L aos 100km´s a mais que vai fazer muita diferença. Olha o caso da nova R1, um amigo tem uma de 2009 e aquilo tem 47 dentes na cramelheira, (desconheço o pinhão), vem mesmo bem mais curta, do que as concorrentes e o consumo anda pelo mesmo que as concorrentes (5,5L/6L) em condução normal. Alguém que tenha feito alteração na transmissão que se pronuncie, sempre é mais um testemunho . Então numa 600cc, mais significado tem, uma transmissão mais curta, para quem nunca passe dos 200km/hr, ou que passe esporadicamente. A FZ1 tem 17-45, o ideal deveria ser 15-46, ou 16-46, até levantava coto em 6ª, ...
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« Responder #48 em: 24 de Maio de 2011, 13:26:11 » |
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VMDeus
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« Responder #49 em: 25 de Maio de 2011, 04:33:33 » |
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Diminuir 2 dentes no pinhão de ataque é capaz de ser um pouco exagerado... Convém levar em conta que apesar de ser uma 1000, o motor da FZ1 não tem baixas por aí além e a yamaha compensou a coisa com uma caixa relativamente curta, não tanto como a FZ6 como é óbvio, mas é curta. Diminuir 2 dentes é quase como diminuir uma relação de caixa, ou seja, experimenta deixar de engrenar a 6ª e andar em 5ª em AE. Vais ver que o consumo, o ruído e a sensação de maior esforço do motor te vão desagradar. Mais factualmente: Se passares de 17 para 15 mantendo a cremalheira (45) tens uma diferença de 18 kms/h a 150 por exemplo, ou seja, perdes quase 20 kms/h para a velocidade normal de cruzeiro em AE. Ou algo aproximado a 1000 rpm. Se aumentares a velocidade, a diferença aumenta em razão directa. Tudo bem que não queres velocidade de ponta, mas isso vai-se ressentir de outras formas. Se quiseres fazer as tuas próprias simulações, usa um calculador como estes: Calculas primeiro a relação final de transmissão http://www.csgnetwork.com/rnggrpinioncalc.htmlE depois calculas a diferença de velocidade http://www.csgnetwork.com/rgpspeedcalc.htmlA 1ª vai ficar curtissima e desagradável de utilizar e os consumos vão ter um aumento significativo, especialmente em estrada. Em cidade ainda se compensa engrenando uma mudança acima. Se quiseres contrabalançar alterando a cremalheira atrás também, vais mexer demasiado com as relações de caixa e faralhar isso tudo. Se queres uma mota para partidas de semáforos, avança com isso, mas se quiseres manter com uma utilização aproximada à que tens agora, melhorando já bastante as saídas de curva, não compres um pinhão com mais que um dente de diferença. Uma alteração complementar pode passar pelo aligeiramento do volante do motor ou a troca por um mais leve. Não sei se os volantes de motor das FZ1 são passíveis de serem muito trabalhados, mas é uma das formas que tem mais efeito na abtenção de rapidez de subida de regime do motor sem alterar relações de transmissão. Tem é de ser feito por quem sabe. Se ao retirar peso ao volante, depois não se equilibrar, é o desastre. Atenção que com estas duas alterações a mota vai ficar tudo menos suave de conduzir...
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Vasco Deus
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red_lava_s2
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« Responder #50 em: 25 de Maio de 2011, 12:00:36 » |
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« Responder #51 em: 25 de Maio de 2011, 13:38:11 » |
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ALF
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« Responder #52 em: 25 de Maio de 2011, 18:05:17 » |
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tramaga
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« Responder #53 em: 25 de Maio de 2011, 21:59:10 » |
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Não será 0,1L aos 100km´s a mais que vai fazer muita diferença. Olha o caso da nova R1, um amigo tem uma de 2009 e aquilo tem 47 dentes na cramelheira, (desconheço o pinhão), vem mesmo bem mais curta, do que as concorrentes e o consumo anda pelo mesmo que as concorrentes (5,5L/6L) em condução normal. Alguém que tenha feito alteração na transmissão que se pronuncie, sempre é mais um testemunho . Então numa 600cc, mais significado tem, uma transmissão mais curta, para quem nunca passe dos 200km/hr, ou que passe esporadicamente. A FZ1 tem 17-45, o ideal deveria ser 15-46, ou 16-46, até levantava coto em 6ª, ... Wolfman, a informacao do VMDeus esta correta. PROS- Eu pus um pinhao de ataque de 15 dentes, e vou-te dizer, que aquilo agora e tipo wheel paradise, sacar cavalo so no acelerador, ate mete medo. Se fores a comparar de 15 para 17 dentes(stock), e como a noite ao pe do dia. Assim que sai da oficina com ela quase que fiz um peao sem querer. Para brincar dentro da cidade, e o ideal. Arrancar dos semafros a queimar pneu, ou dar um bailinho de arranque a qualquer uma que se meta ao lado So para mencionar que eu nao mexi na cramalheira, normalmente 1 dente a menos no pinhao de ataque deverias subir um ou 2 na cramalheira. Eu sugeria que te ficasses pelos 16 dentes, com certeza que se nao fazes muitos km na auto-estrada nao te iras arrepender. CONS- Na auto estrada notaras a diferenca das mudancas muito mais curtas, pelo menos com 15 dentes e uma boa diferenca, e tambem no consumo. Mas como eu passo a maior parte do tempo dentro da cidade, para mim nao me afeta muito.
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« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 22:25:29 por tramaga »
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« Responder #54 em: 26 de Maio de 2011, 12:16:30 » |
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« Responder #55 em: 26 de Maio de 2011, 15:24:59 » |
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Ainda não ponderei mudar pk depois, o velocimetro não indica a velocidade real
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« Responder #56 em: 26 de Maio de 2011, 15:32:52 » |
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Concordo em absoluto, com os testemunhos.
Será então o pinhão de 16, assim que o colocar (daqui a 1.500km´s), darei o meu testemunho, aliado com as pequeninas mod´s que já tem, obrigado.
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« Responder #57 em: 26 de Maio de 2011, 16:11:26 » |
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Ainda não ponderei mudar pk depois, o velocimetro não indica a velocidade real O Velocímetro normalmente já não é muito de fiar, mas sim fazendo esta alteração é sempre pior...O mm acontece nos carros qdo fazem as alterações de jantes+pneus, normalmente nunca ng liga muito a isso, mas na realidade pode haver alterações significativas
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« Responder #58 em: 29 de Julho de 2011, 09:59:04 » |
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« Responder #59 em: 29 de Julho de 2011, 10:22:55 » |
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